Natal com Jesus
"E ela deu à luz a seu Filho primogênito, envolveu-o em panos, e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." (Lc. 2:7)
Parece impossÃvel, mas a realidade está aà diante de nossos olhos: festas, viagens, presentes, iluminação e muita correria para um dia de comemoração: é Natal.
Jesus não achou lugar para nascer numa hospedaria. Era época de recenseamento, e os "hotéis" estavam sem vaga. Desta maneira ocorre com o nosso coração quando há lugar para tantas coisas, mas o motivo da festa é esquecido. No Natal celebramos o nascimento de Jesus de duas formas: festejando o fato histórico, embora 25 de dezembro seja um dia incerto do seu
nascimento, e isto com música, arte e Palavra, como se vê em Lucas 2: 8 a 20. O fato não pode ser esquecido também com o nascimento de Jesus em nosso coração, dando-nos a vida eterna.
A celebração do Natal em nossa vida segue o modelo dos magos que visitaram o menino Jesus, trazendo-lhe presentes e adorando-O: "... prostando-se, o adoraram. Então, abrindo os seus tesouros, lhe apresentaram suas dádivas: ouro, incenso e mirra." (Mt. 2:11). Para nossa realidade devemos reconsagrar nossa vida a Ele, ajoelhando-nos, retirando de nosso viver comportamentos que depõem contra Sua pessoa.
Devemos oferecer o coração, o homem interior, para que Ele reine em nós. Isto pode ser feito em particular ou no culto público, renovando o "Natal". Só assim nosso coração será uma manjedoura, e não um hotel lotado. O Natal deixa de ser apenas uma data, sem Jesus, e renova o sentido de sua celebração.
Feliz Natal!
Pr. Ary da Costa Cabral
|