arrow_drop_down
GRANDE É SUA FÉ

GRANDE É SUA FÉ

Compartilhar


 Nesse artigo aprenderemos sobre um tremendo valor ou qualidade que Jesus encontra em uma Mulher, que como mãe precisava de uma resposta sobre a situação espiritual e física que sua filhinha estava vivendo.

Se hoje, Jesus encontrar-se com você, que qualidade ele acharia? Qual atitude Ele admiraria? O que seria digno de tirar um suspiro, uma admiração de Jesus?

Então, vamos aprender quais foram estas atitudes para que Jesus afirmasse, declarando para aquela mulher, Grande é sua fé!

Mateus 15:22-28

Uma mulher Cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito".

Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós".

Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel".

A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me! "

Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".

Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".

Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

Este texto nos mostra uma mãe aflita aos pés do Salvador, buscando a resposta para a enfermidade da sua filha. O estado espiritual que encontrava sua filhinha era desesperador e angustiante para aquela mãe, assim, sai determinada a fazer algo indo atras de uma resposta diante do sofrimento que vivia sua filha todos os dias.

"Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito". v.22

 

ROMPER SUAS CRENÇAS

E o que são crenças?

São conceitos que foram ensinados ou adquiridos, no qual, você acredita ser a realidade ao seu redor. E é a primeira atitude, dessa mulher. Ela rompe com suas crenças, leis, costumes, arraigados em seu coração desde sua infância. Ela não era do povo judeu e sim da região de Tiro e Sidom, era cananeia, e havia um preconceito cultural, religioso e econômico, entre o povo judeu e o povo cananeu.

No evangelho de Marcos 7:24 que também relata esta mesma história começa dizendo: “Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom...”

O principal “deus” dentre vários deuses que os moradores da região de Tiro e de Sidon, cultuavam, era Eshmun ou Esmum, o “deus” da cura, que tinha rosto de criança e corpo de criança. Mas que ironia este “deus”!

Com estas características e não puderam fazer nada por aquela mãe e aquela criança diante de tanto sofrimento.

Então esta mulher rompe crenças, culturas em seu coração para encontrar uma resposta para sua aflição. Crenças como:

Crença da sua identidade, pois não era judia, mas cananeia ou siro fenícia;

Crença da sua capacidade, pois uma mulher naquela época, culturalmente, não tinha tanto valor;

Crença do seu merecimento. Será que Jesus pode fazer algo por mim? Eu não tenho nada para oferecer;

Mesmo assim ela toma uma decisão, faz uma escolha; procurar com insistência a Jesus.

Acredite, grandes mudanças passam pelo caminho da decisão e da escolha. Essa mulher tem, ATITUDES QUE ATRAEM O CORAÇÃO DE JESUS.

 

PERSEVERANÇA:

Mesmo os discípulos pedindo para ela ficar quieta e que não perturbasse o mestre, e mesmo Jesus não a respondendo, continuou. Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”. v.23

Ela perseverou, insistiu e insistiu, até obter uma resposta sobre sua causa.

 

CORAÇÃO QUEBRANTADO:

Ela se humilha na presença de todos, se jogando no chão aos pés de Jesus. “A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me! ".  v.25

Esta mãe rasga o seu coração diante de Jesus e na presença de todos que estão naquela casa, não se importando com o que diriam, e lança-se aos pés de Jesus com toda a suas forças e com toda sua intensidade, sem se importar com o que poderiam falar dela e de sua atitude.

 

ADORAÇÃO:

Ela adora no tempo da dor,adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me! ".

Com esta atitude, ela atrai o coração de Jesus. Ela mostra que toda história é normal até Jesus entrar.

 

NÃO DISPERDIÇA PALAVRAS:

Porque a poder em nossas palavras. Provérbios 21:23 diz: Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.”

Mesmo na situação terrível que encontrava sua filha, ela poderia reclamar, vitimizar, ter palavras de revolta diante da atitude de Jesus e seus discípulos, onde aparentemente foi desprezada. Mas não. Ela decide não jogar palavras ao vento e sim reconhecer que: Posso até não merecer o milagre, mas preciso dele. E o pouco de Jesus para ela, era muito.

Jesus respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".

Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".

Ela escolhe reconhecer a grandeza, o poder e a total dependência que tinha de Jesus, declarando palavras de fé e reconhecimento de quem é Jesus. Em suas palavras essa mulher reconhece que Jesus tem a provisão para toda necessidade.

Então Jesus declara: “Mulher grande é sua fé.

 

APLICAÇÃO

Você hoje, pode ter atitudes como dessa mulher, saber com toda alegria no seu coração, que Jesus não fica irritado com sua persistência, ao contrário, Ele ama ver seus filhos persistindo e confiando Nele, como diz em Mateus 7:7-8  "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.”

Assim olhe, para as atitudes que esta mulher teve e procure vive-las, porque são lições poderosas que nos ensina a romper nossas crenças, termos atitudes que atraem o coração de Jesus e não desperdiçarmos palavras.

Creia, que poderoso será, Jesus falar também para você, GRANDE É SUA FÉ!

Pr. Marciel Agues