arrow_drop_down
TEMPO DE ENXERGAR

TEMPO DE ENXERGAR

Compartilhar

Quero convidar você que lê esse artigo a olhar para um milagre que Jesus realizou na vida de um homem cego de nascença.

Esse milagre está relatado em João capítulo 9: 1-12 e sua narrativa vai nos ajudar a entender que precisamos mais do que nunca ter nossos olhos abertos e nossa visão restaurada para que possamos enxergar muito além das circunstâncias.


Não podemos nos esquecer que assim como Jesus olha para aquele homem ele também nos vê.

Há 4 lições que quero destacar:


1. ENXERGAR QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS.

 

João 9:1 

Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.


Esse já é um enorme motivo de segurança para vivermos hoje, saber que Jesus não está de olhos fechados a nada que nos sobrevém.

Precisamos enxergar Jesus como alguém que cuida de nós.

Enxergar que existe um motivo para milagres.


Os discípulos com base na lei e no costume judaico, atribuem aquela cegueira como sendo uma punição de Deus àquele homem, ou pelo pecado dele ou mesmo por hereditariedade.

Mas Jesus vai dizer algo muito interessante:

 

João 9:3

Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.

 

Jesus enxerga a dor, a deficiência daquele homem como uma oportunidade de abençoá-lo.

Creia que sua necessidade, seu momento de dor, também é uma grande oportunidade para que você experimente um milagre em sua vida.


2. ENXERGAR QUE O TEMPO É HOJE.

 

João 9:4-5

Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.

Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo".


Jesus sabia que o tempo de sua partida estava se aproximando, Ele então faz todas as coisas para provar que Ele era O filho de Deus, para que cressem Nele. Sua obra era urgente.

Da mesma forma creio ser evidente a todos nós que vivemos um tempo em que as evidências mostram que o dia da vinda do Senhor está se aproximando.


Precisamos viver enxergando os acontecimentos sob essa perspectiva.

Jesus quer ilustrar com esse milagre e com essa afirmação um senso de urgência para uma tomada de decisão a partir de uma visão.


3. ENXERGAR ALÉM DO MILAGRE.


O cego agora passou a ver. Ele sabia quem lhe havia feito algo tão maravilhoso, mas ele ainda precisava enxergar muito além daquele milagre.

É necessário enxergar o autor daquele milagre.


Jesus é muito mais que um simples homem.


João 9:10-12

"Então, como foram abertos os seus olhos? , interrogaram-no eles.

Ele respondeu: "O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a nos meus olhos e me disse que fosse lavar-me em Siloé. Fui, lavei-me, e agora vejo.

Eu agora posso ver, sei que fui alvo de um milagre, mas não sei onde este Jesus está.

Eles lhe perguntaram: "Onde está esse homem? " "Não sei", disse ele. Não sei onde este homem está”


Jesus após o milagre sai daquele lugar.

Aquele homem agora via todas as coisas, mas não encontra Jesus, nem sabe nada sobre Ele.

Isso nos ensina que conhecer Jesus é muito mais importante do que simplesmente ser alvo de seus milagres.
E assim vai acontecer gradualmente ao cego que teve seus olhos abertos por Jesus.

Ele começa se referindo a Jesus como o homem Jesus, logo adiante o chama de profeta, mas após ser duramente questionado por religiosos que queriam que ele negasse o milagre que recebeu ele dá uma resposta que mostra sua visão mudada.


João 9:25

Ele respondeu: "Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!
Ele diz não sei exatamente quem Ele é, mas sei que ninguém fez por mim o que ele fez.


Que grande alegria temos de saber que seja o que for que precisemos, Jesus
tem poder de fazer.

Mas para isso precisamos ter a experiência que aquele homem teve.

Ele foi visto por Jesus, ele obedeceu a Jesus e fez aquilo que Jesus o mandou fazer.

Ele também enfrenta as dificuldades que esse encontro causou a ele, mas por fim ele recebe o maior de todos os milagres.


4. ENXERGAR JESUS COMO SENHOR E SALVADOR.


Isso se dá em um novo encontro com Jesus.


João 9:35a

Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: "Você crê no Filho do homem? "

Jesus vai ao encontro daquele homem que agora havia ficado só pela escolha de crer em Jesus.

 

Talvez você que lê esse artigo, também possa estar vivendo algum tipo de abandono ou dificuldade por crer em Jesus, na sua família, em seus amigos ou em qualquer outra esfera de seus relacionamentos, mas se for assim, creia, Jesus o vê e não vai te deixar só nesse momento.


Mas enfim, o que Jesus queria era uma resposta que só pode ser dada por alguém que tem seus olhos abertos por Ele.


VOCÊ CRÊ NO FILHO DO HOMEM?


É realmente tempo de enxergar que não estamos sozinhos, entregues ao destino, sujeitos aos acontecimentos desse mundo.

Da mesma forma precisamos tomar uma decisão diante de Jesus, olhando para Ele além dos milagres que Ele realiza.


Espero que ao ler esse texto sua reposta seja a mesma daquele homem que teve seus olhos abertos.


João 9: 36-38

Perguntou o homem: "Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia? "Disse Jesus: "Você já o tem visto.

É aquele que está falando com você".

Então o homem disse: "Senhor, eu creio". E o adorou.


Convido você a enxergar a Jesus com seus olhos abertos por Ele, recebendo de seus milagres e de sua salvação, através de sua decisão de conhece-lo como Senhor e Salvador de sua vida.

 

 

Pr. Rogerio Cavelho