arrow_drop_down
POSICIONE SUA FÉ

POSICIONE SUA FÉ

Compartilhar

Nesse artigo aprenderemos sobre algumas atitudes e palavras que dois grandes líderes, Josué e Calebe, tiveram diante das adversidades, notícias contrárias, e das murmurações de toda uma comunidade.


Este relato encontramos no livro de Números 14:5-11.


Veremos quais foram estas atitudes e palavras que eles tiveram, e que nos desafiam e ajudam a posicionar nossa fé no tempo da adversidade, quando tudo parece não ter saída.


Números 14:5-11

Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz.

Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?

E disseram uns aos outros: “Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!”

Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembleia dos israelitas.

Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.

Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Então a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas na Tenda do Encontro.

E o Senhor disse a Moisés: "Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?


Este texto mostra, que em meio as palavras contrárias de toda uma comunidade, Josué e Calebe se levantam com atitude e palavras de fé.


Desafiam toda a comunidade a reconhecer a grandeza de Deus em qualquer situação.


O que podemos aprender?


01. NÃO VALORIZE DEMAIS OS PROBLEMAS.


Percebemos nos primeiros versículos do capítulo 14, o povo desesperado, reclamando, chorando e murmurando, querendo rebelar-se, valorizando demais os problemas, fazendo um exagero de realismo.


Números 14: 2-4

Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?

E disseram uns aos outros: Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!

Neste exato momento, Josué e Calebe escolhem gerar fé no coração do povo, mostrando que eles sabiam quem era Deus, e o que já tinha realizado na história do povo por 40 anos no deserto.


(v6) “…rasgaram as suas vestes”


Esta atitude de rasgarem as vestes, era para mostrar ao povo que eles tinham total dependência e submissão a Deus, e para que o povo não valorizasse demais o problema, buscando fazer de Deus seu companheiro de viagem como tinha sido até aquele momento.


02.TENHA ÂNIMO


(v.7) ...e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente.


No tempo das adversidades, das lutas, declare palavras de ânimo, palavras que levantam. Fale aquilo de bom e de excelente que você viu.


Romanos 10.17 diz: A fé vem pelo ouvir…


Como é importante falar coisas boas para as pessoas. Só assim poderemos devolver o ânimo novamente aqueles que se encontram desanimados, abatidos, pensando em desistir.


Esta era a intenção de Josué e Calebe. Devolver o ânimo a comunidade que estava desesperada.


03.SUA VISÃO DEVE ESTAR EM DEUS


(v.8) Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.


Olhe que tremendo o que eles falam, mostrando que a visão deles estavam em Deus:


Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará e dará a nós.


Não olhe para o lugar errado, nossos olhos devem estar em Deus.


A preocupação não muda nada, mas oração pode mudar tudo.


Mais oração, menos preocupação.


Se a oração não mudar a situação, muda o nosso coração.


Muitas vezes, Deus quer mudar a situação que estamos enfrentando, mas também quer mudar nosso coração, as nossas atitudes e até a nossa forma de pensar.


Em Filipenses 4:6,7 diz:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.


Quando a sua visão está em Deus, gera paz em seu coração e mente além de uma total dependência de Deus.


04.OBEDIÊNCIA

(V.8) “…se o Senhor agradar”


Saiba, é necessário na adversidade termos a atitude de obedecer


Obedecer mostra dependência, e tira o medo da mente e do coração.


Quanto mais fé, menos medo; quanto mais medo, menos fé.


A obediência é uma qualidade necessária para podermos confiar em Deus e tirar o medo do nosso coração.


Obedecer não é um caminho fácil, mas é o caminho mais seguro.


05.OUSADIA E CORAGEM

(V.9) “...nós os devoraremos como se fossem pão.”


Que preciosa lição nos dão Calebe e Josué, ao ter ousadia e coragem diante das impossibilidades, quando não parece ter uma saída.


Creia, as Batalhas são ingredientes para a vitória, batalhas nos moldam, nos forjam, nos ensina grandes lições na caminhada da vida.


O que seria de Moisés sem Faraó;


O que seria de Davi sem Golias;


O que seria de Daniel sem a cova com leões;


06.DEUS SEMPRE TEM UMA SAÍDA

(V.10) Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Então a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas na Tenda do Encontro.


Diante te tudo que Calebe e Josué falaram, a comunidade enfureceu-se, mas algo aconteceu, e acontece ainda hoje, com aqueles que se posicionam em fé.


Deus sempre tem uma saída.


Deus sempre tem um escape. Deus continua sendo o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas.


Como diz no Salmos 23.4: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo”


Acredite, Deus cuida de cada detalhe da sua história e até nos momentos mais improváveis e difíceis, Deus está cuidando e nos fortalecendo.


APLICAÇÃO

Você hoje, pode ter atitudes de fé e declarar palavras de fé, mesmo que a situação pareça estar fora do seu controle. Creia, não está fora do controle de Deus. Ele espera que você posicione sua fé. Ainda que pareça ser impossível, para Deus tudo é possível. Não valorize demais o problema, mas ao contrário tenha, animo, colocando seus olhos sempre em Deus, dependendo totalmente Dele, sendo obediente a Sua palavra.


Deus sempre tem uma saída. POSICIONE SUA FÉ.


Pr. Marciel Agues