arrow_drop_down
QUANDO JESUS CHEGA

QUANDO JESUS CHEGA

Certa vez, Jesus fez uma turbulenta viagem e um alto investimento na vida de um homem da cidade de Gerasa.  

Jesus enfrentou a fúria do mar e depois a fúria desse homem possesso.

 

O escritor desse Evangelho vai de um mar agitado para um homem agitado.

Humanamente falando, ambos eram indomáveis, até Jesus se apresentar na história.


Era fim da madrugada, mas ainda noite, depois de uma tempestade, num lugar deserto, íngreme, cheio de cavernas, um cemitério.

O lugar em si, dava medo nos mais corajosos.

Desse lugar sombrio, sai um homem louco, desvairado, possesso, nu, ferindo-se com pedras. Para todos dali uma escória da sociedade, mas, quando Jesus chega, tudo se transforma.

 

Veja o evangelho que escreveu Marcos 5:1-20:

 Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos.

Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo.

Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas. Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele,

e gritou em alta voz: Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes!

Pois Jesus lhe tinha dito: Saia deste homem, espírito imundo!

Então Jesus lhe perguntou: Qual é o seu nome? Meu nome é Legião, respondeu ele, porque somos muitos.

E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região.
Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima.

Os demônios imploraram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”.

Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou.

Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido.

Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo.

Os que o tinham visto contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos.

Então o povo começou a suplicar a Jesus que saísse do território deles.

Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. Jesus não o permitiu, mas disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.

 

Todos já haviam desistido dele, menos Jesus. Aquela viagem foi proposital, Jesus vai a uma terra gentílica, depois de um dia exaustivo de trabalho, depois de uma terrível tempestade, para salvar um homem possesso. Essa é a expressão do infinito amor de Jesus.

 

A presença de Jesus tem poder de realizar o extraordinário, mover o sobrenatural fazer o que ninguém pode fazer. Porque quando Jesus chega.

 

TUDO MUDA, TUDO TRANSFORMA

 

O que você precisa saber é que, se você for ao encontro de Jesus, Ele sabe exatamente o que você está vivendo, mesmo que pareça algo inalcançável, físico ou espiritual.

 

1° João 3.8b diz:

“Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.”


Saiba que tudo está ao alcance de Jesus.

Ele pode transformar sua família, sua história; nenhum mal consegue resistir a presença de Jesus.

Ele tem todo poder nos céus, na terra e debaixo da terra. Ele está no controle de tudo que existe. Seus olhos estão atentos a tudo que você está passando.

 

NÃO EXISTE TEMPESTADE QUE JESUS NÃO POSSA ACALMAR

 

No final do capítulo 4 do evangelho de Marcos, Jesus e seus discípulos estão enfrentando naquela noite e madrugada uma terrível tempestade no Mar da Galileia, e quando chega na cidade de Gerasa encontra um homem vivendo uma terrível tempestade, porém esta interna na sua alma.

Seja qual for a tempestade, seja ela externa ou interna, Jesus pode acalmar todas, basta confiar que Ele pode.

Para Jesus sua aflição tem fim.

 

Na carta de Apostolo Paulo 1º Coríntios 10.13, lemos:

 

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.”

 

Jesus conhece o estado de sua alma, suas lutas, suas dores, suas lágrimas. Elas são muito importantes para Jesus.

 

JESUS DEVOLVE SUA HISTÓRIA

 

Este homem andava perturbado. Nele vemos o horror de uma vida fora de controle.

Ele estava possesso de demônios, andava nu, de dia e de noite, se feria com pedras, gritava de dor, tinha uma conduta autodestrutiva, vivia excluso (isolado), separado de sua aldeia, separado de sua família, separado do contato humano normal, separado de Deus. Ele morava nos sepulcros.

 

Mas, quando Jesus chega, liberta das trevas, liberta das dores, liberta dos medos, e devolve a paz, o descanso, devolve a família. Ele devolve a sua história,

Jesus é especialista em transformar o impossível em possível, as trevas em luz, as lágrimas em alegria.

 

Neste acontecimento, neste encontro de Jesus com este homem possesso com uma legião de demônios, ou seja, mais de seis mil demônios, vemos Jesus atendendo ao pedido desses demônios, permitindo que eles entrassem em uma manada de porcos que viviam ali; e Jesus permite. Mas, por quê?

 

Para nos mostrar que o mundo espiritual existe e é real.

Há uma batalha espiritual pelas nossas vidas.

 

Na carta de Efésios 6.10-12 diz:

 

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.


A uma luta no mundo físico e espiritual, para que sua história, seu propósito, seu sonho, seu projeto não se cumpra nesta terra. O mundo espiritual é mais real do que imaginamos, mas creia, Jesus pode devolver sua história.

 

RECONSTRUA 

 

Quando as pessoas da cidade chegaram naquele lugar onde estava Jesus, diz no v.15:

 

viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo”


O melhor lugar para estar é aos pés de Jesus. Ele é a paz que excede todo entendimento humano.

Mas interessante, quando o homem faz o pedido para Jesus, de ir com ele, Jesus diz para que ele volte para sua casa.

Isto nos ensina a necessidade de reconstruir lá onde tudo começou. Volte e recomece.

 

Volte para recomeçar, volte e perdoe, volte e testemunhe o que Jesus faz na vida daqueles que Ele tem um encontro. Mostre para todos que Jesus é a ressurreição e a vida, Senhor dos senhores, pão da vida, alfa e o ômega, príncipe da paz, Rei dos reis, Emanuel, o Deus conosco, o todo poderoso, o Salvador, o caminho a verdade e a vida, o filho do Deus vivo.

 

APLICAÇÃO

 

Como é precioso, sem medidas o amor de Jesus.

Realmente uma graça incalculável que enfrenta tempestades, lugares, situações adversas para fazer o impossível e o extraordinário por uma pessoa, não medindo esforços, nem tempo.

Quando Jesus chega o que parece morte, Ele da vida. Foi assim com Lazaro, quando já estava quatro dias no túmulo, João 11.39-44, e assim também foi na cidade de Naim, quando uma mãe já estava indo para o cemitério enterrar seu filho e Jesus a encontra no caminho ressuscitando o jovem, Lucas 7.11-17.

Quando Jesus chega, tudo muda, tudo se transforma, mediante seu poder extraordinário.

Não tem tempestade que Jesus não possa acalmar. Ele é aquele que dá a paz para aqueles que o buscam.

Hoje, Jesus pode devolver sua história, restaurando seus sonhos e propósitos em sua vida, então volte e recomece, testemunhe tudo que Jesus fez. Venha para os seus braços de amor.

 

Pr. Marciel Agues