QUANDO EU ORO

QUANDO EU ORO

Neste artigo aprenderemos princípios tão preciosos e necessários para nossa vida de oração e de busca diária de intimidade com Deus.

Na carta de João a igreja de Esmirna que está registrada no livro de Apocalipse 2. 8-11 diz:

 

Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.

Não tenha medo do que você está prestes a sofrer.

Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.


Nesta carta a igreja de Esmirna, o próprio Jesus se revela a João, mostrando quem Ele é, e como Ele se manifesta na vida dos que o seguem e como é importante saber, estes princípios, quando formos orar.

 

1.    O TEMPO NÃO LIMITA DEUS

 

(V.8a) “Daquele que é o primeiro e o último…”

 

Meu passado, meu presente e meu futuro, ele conhece.

Quando você ora precisa saber que para você parece demorar, mas para Deus está no tempo certo.

Em Eclesiastes 3. 1 diz:

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu”.

 

Realmente nada está distante dos olhos de Deus.

Olhe o que fala também em Eclesiastes 3. 14-15

“Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam. Aquilo que é, já foi, e o que será já foi anteriormente; Deus investigará o passado.”

 

Não importa o que você está vivendo, Deus sabe o tempo necessário de agir sobre a sua causa, sobre a luta, e o sofrimento que está passando.

 

2.    NADA PODE PARAR DEUS

 

(V.8b) “…Morreu e tornou a viver”

 

Quando você ora precisa saber que nenhuma circunstância ou acontecimento pode parar Deus, pode detê-lo.

No evangelho de João 11.25 o próprio Jesus diz:

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”

 

Nem mesmo a morte pode parar Jesus, aquele que é a vida. Não existe acontecimento que possa pegar Deus de surpresa, tudo está no controle dele.

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. (Romanos 11.36)


Toda vez que orarmos, é necessário saber que servimos um Deus, que nada pode parar.

No livro de Isaías 43.13 diz: “…agindo eu quem pode impedir?”

 

3.    NADA ESTÁ OCULTO PARA DEUS


(V.9a) “Conheço suas aflições”

 

Quando oro preciso saber que nenhuma das minhas dores, angústias, consigo esconder de Deus.

Em Êxodo 3.7 diz o Senhor:

“De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.”


Também o salmista no livro de Salmos 56.8 diz:

Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?”

 

Como é bom e importante saber que temos um Deus que conhece o mais profundo do nosso ser, que cada lágrima que derramamos Ele sabe, Ele entende.

 

 

4.    TUDO QUE VOCÊ PASSA É IMPORTANTE PARA JESUS

 

(v.9b) “Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.”

 

Quando você ora, você precisa saber que a situação mais simples que você está passando é importante para Jesus.

Vemos aqui que o que estavam falando era importante para Jesus,

No Livro de Números 12 1-2 diz:

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? perguntaram. Também não tem ele falado por meio de nós? E o Senhor ouviu isso.


O Senhor ouviu tudo que falavam de Moisés.

Saber que quando oro que a situação mais simples que estou enfrentando, temos um Deus interessado em minhas lutas e na minha felicidade, pois tudo é importante para Deus.

O próprio Jesus disse: “o pão nosso de cada dia”, quer algo mais simples que o pão.

 

 

5.    SUAS LUTAS TEM UM TEMPO PARA ACABAR

 

(V.10) “Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias

 

Quando oro é necessário saber que nenhuma das minhas provações nesta terra são para sempre, saber que vai passar.

No Livro de Jó 11.15-18

“Então você levantará o rosto sem envergonhar-se; serás firme e destemido. Você esquecerá as suas desgraças, lembrando-as apenas como águas passadas. A vida será mais refulgente que o meio-dia, e as trevas serão como a manhã que brilha. Você estará confiante, graças à esperança que haverá; olhará ao redor, e repousará em segurança.”

 

Como é importante saber que por mais que seja algo, que agora parece interminável, doloroso, angustiante, saiba que vai passar.

O próprio Jesus nos ensinou:

Na noite antes de ser preso, Ele disse afasta de mim este cálice;

Na cruz, Pai porque me desamparaste;

No terceiro dia Jesus ressurreto, aparece aos discípulos e diz com toda autoridade: NÃO TENHAM MEDO.

Todas as nossas lutas têm sim, um tempo determinado por Deus. Não se desespere. Ele sabe o que você está passando.



APLICAÇÃO

 

Quando você orar, saiba que existe um Deus que não perdeu o controle, é soberano, ilimitado, com um amor imensurável, que é cheio de graça e bondade, que o tempo não O limita, que embora pareça interminável, nada pode parar Deus.

Por mais que pareça tão difícil hoje, nada está oculto para Deus, Todas as minhas lágrimas que derramo Ele sabe. Tudo que você passa é importante para Jesus, as coisas mais simples e as mais grandiosas. Tudo que você precisa é orar sabendo que suas lutas têm um tempo para acabar, e que o nosso Deus todo poderoso está com ouvidos atentos as suas orações, clamores e súplicas. AMEM!