RESSIGNIFICAR

RESSIGNIFICAR

Neste artigo, aprenderemos sobre ressignificar.

De modo geral, ressignificar é um verbo transitivo que caracteriza a ação de atribuir um novo significado a algo ou alguém. 

Veremos então quais conselhos de ressignificação Elifaz pede para Jó praticar. 

No texto de Jó 22.21-30:

Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele, e a prosperidade virá a você. Aceite a instrução que vem da sua boca e ponha no coração as suas palavras.

Se você voltar-se para o Todo-poderoso, voltará ao seu lugar: Se afastar da sua tenda a injustiça, lançar ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales, o Todo-poderoso será o seu ouro, será para você prata seleta.

É certo que você achará prazer no Todo-poderoso e erguerá o rosto para Deus.

A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos.

O que você decidir se fará, e a luz brilhará em seus caminhos.

Quando os homens forem humilhados e você disser: Levanta-os! ’, ele salvará o abatido. Livrará até o que não é inocente, que será liberto graças à pureza que há nas suas mãos.


Para que você compreenda este texto, o contexto é que Jó havia perdido tudo; filhos, bens, e inclusive sua saúde. Seu corpo estava tomado de chagas, a ponto que ele se coçava com cacos, e nesta situação deprimente os seus amigos o encontram. 

Quando vão visitá-lo, Elifaz constrói um argumento com sentido lógico, mas que partiu do caminho errado, em que Jó estava sofrendo devido ao pecado dele.

Mas o que não sabiam, é que Jó não sofria pelo pecado, ele sofria porque era fiel, e o próprio Deus estava permitindo tudo aquilo que vinha sobre sua vida.

O argumento de Elifaz é perfeito e faz sentido a luz da Bíblia. 

Pensando no teor destes conselhos, mostrarei um caminho para ressignificar, para dar um novo sentido em tudo que passamos e enfrentamos. 


CONCERTO COM DEUS 

(V.21) “Sujeite-se a Deus, fique em paz com ele”


O caminho para ressignificar começa pelo concerto.

O concerto vem quando sujeitamos, olhamos para aquilo que deu errado e queremos concertar, modificar, fazer melhor.

Como isto é importante. Traz paz com Deus. 

Em Romanos 5. 1 diz: 

“Sendo, pois, justificado pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”


Olhe para a realidade de sua família, relacionamentos, e pergunte-se o que é preciso concertar, o que é necessário para a mudança.

O resultado é:  as Bençãos te alcançarão.

No final do versículo 21 diz: “… e a prosperidade virá a você”. 

Deus tem prazer em te abençoar. O concerto com Deus e com as pessoas têm o poder de atrair as bençãos de Deus para sua história. 


VIVA A PALAVRA

(V.22) “Aceite a instrução que vem da sua boca e ponha no coração as suas palavras.”


Ressignifique isso; a palavra de Deus em sua vida. Viva ela com intensidade, seja apaixonado por tudo que ela é, em Salmos 119. 11 

“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.”


O que realmente é para você a palavra de Deus?

Em Jeremias 23. 29 diz: 

“Não é a minha palavra como o fogo, pergunta o Senhor, e como um martelo que despedaça a rocha?”


Jeremias está dizendo que a palavra de Deus é como fogo.

Quer dizer que tem poder de purificar, de tirar as impurezas, e também é como o martelo que despedaça a rocha, mostrando que pode quebrar, destruir qualquer coisa, nada pode resistir ao poder da palavra de Deus. Fale a palavra de Deus e pare de falar o que não deu certo, viva a palavra.

Resultado é que tudo voltará ao devido lugar.

No versículo 23:

 “…voltará ao seu lugar”


O senhor é Deus de restauração, de cuidado. Ele restaura o que está quebrado, ele traz vida onde não tem, basta apenas uma palavra de Deus para o milagre acontecer. Em Isaías 58.12 diz: 

“Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias."


A palavra de Deus tem poder de trazer tudo no devido lugar, de reconstruir, por isso viva a palavra em sua família, em seus relacionamentos. Viva a palavra em todo tempo.


VIVA OS VALORES DE DEUS

(V.24,25) “lançar ao pó as suas pepitas, o seu ouro puro de Ofir às rochas dos vales, o Todo-poderoso será o seu ouro, será para você prata seleta.”


Algo que também é preciso ressignificar com urgência é fazer de Deus nosso maior tesouro, deixando os nossos próprios valores e aceitando os valores de Deus em nossas vidas.

No evangelho de Marcos, Jesus tem um encontro com um jovem que tinha muitas posses, praticava todos os mandamentos desde criança, mas no seu coração, valores materiais o prendiam. Marcos 10. 21,22 diz: 

“Jesus olhou para ele e o amou. Falta-lhe uma coisa, disse ele. Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me. Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.”


Algumas situações podem te prender, segurar, e assim impedir que você viva os valores de Deus em sua vida, tornando difícil e até inalcançável, quando você os escolhe ao invés de Deus.

Resultado: Deus será sua alegria e você olhará com confiança para Ele (v.26). 

Você entenderá que Deus é sua provisão, não será mais o que você tem mas quem Ele é.

Outro resultado: Deus te ouvirá e seus projetos acontecerão,

(Versículos 27,28) 

“A ele orará, e ele o ouvirá, e você cumprirá os seus votos.

O que você decidir se fará, e a luz brilhará em seus caminhos”. 


Certeza que tudo que fizer dará certo. O que você chama de atraso Deus chama de milagre, por isso a importância de viver os valores de Deus.


RESSIGNIFIQUE SUAS PALAVRAS E ATITUDES

(V.29,30) “Quando os homens forem humilhados e você disser: Levanta-os! ele salvará o abatido. 

Livrará até o que não é inocente, que será liberto graças à pureza que há nas suas mãos".


Dar novo sentido as nossas palavras e atitudes, trarão grandes benefícios para todos que estão ao nosso redor. 

Muitas vezes deixamos que situações nos firam e palavras nos paralisem e com isso também ferimos e machucamos outros. 

Nosso chamado é para levantar o caído, dar palavra de ânimo ao triste, levar as boas novas em todo tempo.

Como é importante ter coração manso e humilde ao relacionar-se com pessoas.

Em Mateus 11. 29 Jesus disse: 

“… aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”

Suas palavras são para dar novo sentido na vida das pessoas. Você não pode mudar o que passou, mas pode fazer diferente o que vai viver agora.


APLICAÇÃO


Olhe agora para tudo que já passou, e comece hoje dar um novo sentido a sua história. 

Faça um concerto com Deus e com as pessoas, e as bençãos te alcançarão, e creia, Deus tem alegria em te abençoar, assim viva a palavra de Deus em sua plenitude.

Mudanças acontecerão em sua vida, em sua casa, e tudo voltará ao devido lugar. Viva os valores de Deus, e aprenda a abrir mão dos seus próprios valores, então, Ele será sua alegria e você olhará com confiança, porque Ele é sua provisão. Ele te ouvirá e seus projetos acontecerão, use suas palavras e atitudes para o bem, e com toda certeza você será benção na história de muitas pessoas.

Por isso é tempo de RESSIGNIFICAR. Amem!



Pr. MARCIEL AGUES