COMO PROSSEGUIR?

COMO PROSSEGUIR?

Neste artigo, aprenderemos como avançar e não paralisar, mesmo que tudo mostre ao contrário. 


Existem situações que tem o poder de roubar nossa alegria, nossa tranquilidade e paz; situações como dores, perdas, enfermidades, pessoas, problemas. É bem verdade que algumas dificuldades, chegam sem aviso e invadem a nossa vida de uma forma inesperada.


Na carta de apóstolo Paulo aos Filipenses 1.12-27 aprenderemos como prosseguir. 


“Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.

E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

É verdade que alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.

Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.

Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. 

E já não sei o que escolher! Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.

Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé, a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.

Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica.


Neste momento da vida do Apostolo Paulo, ele está em uma prisão, sobre a acusação de pregar o evangelho de Jesus Cristo, então escreve está carta para os irmãos da cidade de Filipos e desafia-os a viverem felizes sobre quaisquer circunstâncias.

Paulo não diz que podemos ser felizes ou como ser felizes, ele simplesmente é feliz. Então como prosseguir?


OLHE PARA A DOR E A DIFICULDADE NA ÓTICA DE DEUS.


(C.12,13) “Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.”


Olhar para a dificuldade ou para a dor na visão de Deus, entendendo que Ele está no governo, no controle de tudo foi exatamente isso que o Apostolo Paulo fez. Jesus é a prioridade, isso muda a forma como Paulo enxergava a dor e a dificuldade. Para ele, é tudo sobre Jesus.

Ele olhava para situação caótica que estava passando e compreendia que naquela situação a um plano, uma causa maior e ela chama Jesus, e Ele está no governo de todas as coisas, nada foge do controle dEle.


MUDE O AMBIENTE 


(V.14) “E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.”


Como é importante usar nossa vida para transformar ambientes, aquele lugar era um ambiente de dor, lutas, tortura, medo, um lugar que respirava morte, pânico, mas com a presença de Paulo muda para um ambiente de esperança, motivação, ousadia determinação e destemor.

O medo, a tristeza foram embora. Paulo sabe que a dor te faz crescer. Não tenha medo da dor, a dor é um instrumento que Deus usa para se aproximar de você, para falar, se comunicar.


Em Romanos 5.3-5 diz: 

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”


Paulo mostra que em qualquer dificuldade, Deus está produzindo, criando algo novo em nós, um novo degrau estamos subindo e avançando em nossa vida e história.


DECIDA NÃO SE AMARGAR.


(v.17,18) “Aqueles pregam a Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.

Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me.”



Decida não se preocupar com as motivações dos outros, porque: 

A amargura nos encolhe;

A amargura nos fazem retroceder;

A amargura nos paralisam; 

A amargura causa perturbação;


No livro de Hebreus 12.15 diz: 

“Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.”


Por detrás de uma pessoa que fere, há sempre uma pessoa ferida. Ninguém faz os outros infelizes, sem que primeiro não seja infeliz, por isso saiba que pessoas curadas, curam pessoas, então não ouça as vozes das dificuldades.

Não ouça a voz da amargura;

Não ouça a voz da ofensa;

Não ouça a voz da dor;


Decida hoje não se amargar

Sorria para vida e faça como Paulo: “continuarei a alegrar-me.”



APLICAÇÃO


Creia você pode prosseguir. Comece a olhar as dificuldades e dores na ótica de Deus. Ele com toda certeza tem o governo de tudo.

A vida que vivemos hoje é apenas uma gota na perspectiva da eternidade; não sofra pelo futuro, não rumine o passado, mas viva o presente como um presente. 

Mude o ambiente mesmo que seja um ambiente de dor, de lutas, de incertezas, e decida não se amargar. Seja feliz, aprenda amar sem esperar muito dos outros. Simplesmente seja feliz, e diga como o apóstolo Paulo no Versículo 21 

“porque para mim o viver é Cristo.” 


Assim, que seu viver seja Cristo e então, prossiga. 

Amem!


Pr. Marciel Agues